5 Motivos para você controlar vendas com cartões

O especialista Fabricio Costa é diretor de novos negócios e conta as principais razões para você conciliar este tipo de transação

Não é surpresa para ninguém que o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado e preferido pelos consumidores. No entanto, ainda é comum empresas que não possuem processos para controlar e conciliar as vendas com cartões. Dentre as mais diversas respostas para a falta de controle estão “a gente sempre trabalhou assim”, “Não podemos investir no processo” e até “convivemos com este problema sabendo que estamos perdendo dinheiro”.Sempre que encontro um cenário como este, procuro vender a ideia de valor da adoção de uma solução de conciliação, conquistando desde as pessoas que irão trabalhar no dia a dia com a solução, gerentes, até a direção da empresa, afinal de contas todos terão a ganhar com este novo processo.

De maneira clara e objetiva, conheça os principais 5 motivos para controlar e conciliar as vendas com cartões:

1) Cobranças indevidas
Os processos de captura, autorização, provisionamento e liquidação financeira dos recebíveis de cartões são bastante complexos e contam com a integração de diferentes empresas e tecnologias envolvendo adquirentes, bandeiras, emissores e bancos. Não é raro encontrar casos onde houve um débito duplicado ou cobrança por uso de tecnologia que não foi contratada pelo estabelecimento ou ainda casos de aplicação errada da taxa de administração e até mesmo de pagamentos devidos que não foram realizados.

2) Fraudes
Atualmente ninguém está imune a fraudes, sejam elas internas ou externas. Se no e-commerce é importante se proteger contra fraudes por uso indevido do cartão, que resultam em prejuízo dobrado (perda do produto e ainda débito por chargeback), no varejo as fraudes podem acontecer por causa de operadores e vendedores mal intencionados que simulam vendas para depois cancela-las ou mesmo registram vendas que nunca aconteceram.

3) Fluxo de caixa
Ter visibilidade sobre fluxo de recebimentos futuros, adequar e atender necessidades pontuais de caixa e ainda ter em mãos informações confiáveis parar auxiliar na tomada de decisão, são algumas das principais ferramentas das quais todo gerente financeiro deve ter a sua disposição.

4) Produtividade
Poder fazer mais com menos, automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, evitar erros no preenchimento de planilhas e contabilização de valores, reduzir custos e ainda aumentar a qualidade do serviço final são metas que devem ser perseguidas por toda empresa, principalmente em um departamento tão importante quanto o departamento financeiro.

5) Imagem da empresa
Pode soar estranho falar em imagem da empresa quando o assunto é conciliação de vendas com cartões, porém um dos maiores motivos de reclamação em órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamação na web refere-se justamente as cobranças indevidas no cartão. Fazer uma boa gestão das vendas com cartões é também, cuidar bem da imagem da empresa no mercado em que ela atua, afinal de contas, em tempos de redes sociais e informação na velocidade da luz, ninguém quer fazer propaganda negativa da própria empresa.

Fonte: Portal no Varejo

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