Renovando princípios de RH

Renovando princípios de RH

Atualmente a sustentabilidade e a lucratividade do negócio dependem muito do engajamento e apoio dos colaboradores em relação a cultura organizacional.

Entre líderes de RH, o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho se tornou um dos principais desafios dos profissionais do século 21 e tem sido abordado como um dos pilares de diferenciação no mercado.

Para isso, algumas empresas estão repensando sua estratégia de pessoas para que, além de oferecer salários competitivos ou oportunidades de crescimento e desenvolvimento, foque também em questões que envolvam a promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Como o conceito é amplo, quesitos como prevenção, apoio durante afastamento por motivo de doença e programas de apoio e estímulo à vida saudável se tornam importantes no momento de decidir e implantar premissas de gestão de pessoas.

Em pesquisa recente feita entre empresas brasileiras, 48% das companhias que participaram oferecem alternativas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo – enquanto a média no mundo é de 78%.

Mesmo com iniciativas com foco em melhoria da qualidade de vida, 17% das empresas respondentes implementaram programas de burnout (esgotamento no trabalho) no último ano (média global para esta mesma iniciativa é de 34%).

A pressão constante por resultados e a redução nos tamanhos das equipes estão entre os principais responsáveis pelos casos de burnout levantados pela pesquisa, refletindo o momento econômico que estamos vivendo já a algum tempo.

Apesar da legislação delimitar criteriosamente os limites de jornada de trabalho, um grupo de empresas está indo além e implantando programas que desencorajam os funcionários a permanecerem mais do que o necessário no escritório.

62% das organizações brasileiras que participaram da pesquisa possuem iniciativas neste sentido. O número é 10% maior em relação à média global e 20% maior em relação a outras empresas homologas na América Latina.

Sobre programas de apoio e estímulo a atividades físicas, as empresas que participaram afirmaram oferecer opções de esporte no local de trabalho, parceria ou subsídio para academias, programas antitabagismo, programas para perda de peso e de informação nutricional.

Enfim, a diversidade que a vida cotidiana nos apresenta nesse período da história com a constante verificação dos avanços trazidos pela recente geração Z deve servir para inspiração na tomada de novos rumos no tratamento de pessoas.

Rolar para cima