OMNIVAREJO – Um conceito em busca da evolução do Comercio das Coisas

OMNIVAREJO – Um conceito em busca da evolução do Comercio das Coisas

Muito se fala e pouco se sabe sobre o Omnivarejo e seus desafios.

Por se tratar de um conceito relativamente novo, defini-lo é tarefa das mais arriscadas pois a evolução, como sempre, deve ocorrer de forma sistêmica e integrada ao mundo dos negócios. Me parece bastante logica no momento a definição proferida por JEAN REBETEZ sobre o assunto: “otimização dos recursos e processos tendo o consumidor OMNI no centro de tudo”.

Tentando equalizar para um melhor entendimento, interessante dividir o universo OMNI em partes para melhor entende-lo.

Uma parte que é de fácil percepção pela visibilidade na sua utilização são os suportes de sustentação do conceito, tais como:

Ativação Digital – Captação de clientes, Bluetooth, Internet;

Ambientação – Storytelling com soluções digitais e reconhecimento facial;

Digitalização do PDV;

Preços Dinâmicos;

Cauda longa através de terminais;

Cross selling por perfil de compra;

Coleta das compras em loja / Pickup in Store (BOPS);

Envio da Loja / Ship from Store (BOSS);

Envio para Loja / Ship to Store;

Transferências de Loja para Loja.

Outra parte que podemos analisar de forma autônoma é a que se refere aos processos propriamente ditos com suas interações e subprodutos originados:

Centros de Distribuição estrategicamente instalados e operados com extrema eficiência;

Fullfilment interligado com planejamento de compras, planejamento de vendas, distribuição física envolvendo lojas, roteirização, considerando oscilações de todos os tipos como tempo ruim em uma determinada região, insucesso de algum item, sucesso repentino de outro e acima de tudo gerando analytics para analise gerencial e atendimento ao consumidor de forma ágil e com o menor custo possível;

Multi-CD, loja, fornecedor, agendamento, execução por evento, otimização de custos e algoritmos específicos por loja exigem uma orquestração perfeita dos pedidos, reagindo às mudanças e demandas em tempo real.

Sistemas de gestão (ERP, CRM, WMS, e-commerce) em pleno funcionamento proporcionando a devida convergência para o atendimento ao consumidor;

SAC integrado em base única capaz de buscar as transações, detalhar as entregas, visibilidade de pedido, devoluções e trocas, captura de pedidos e tudo que envolve atendimento ao cliente e suas dúvidas.

Isso é OMNI!

Otimização dos recursos para gerar valor é OMNI!

Conveniência e Convergência é OMNI!

Baseado em artigo publicado por JEAN REBETEZ – Grupo GS& Gouvêa de Souza

http://mercadoeconsumo.com.br/author/jean-paul-rebetez

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