Chegou a nova geração da tecnologia Wi-Fi

A nova geração do Wi-Fi chegou. A Wi-Fi Alliance, a organização responsável por ditar os padrões e requerimentos de produtos com conexão sem fio, começou a certificar uma nova onda de dispositivos, adicionando recursos na especificação 802.11ac.

O padrão AC já está no mercado há alguns anos, mas o novo programa de certificação é voltado para a “segunda onda” de recursos, com novidades que não estavam disponíveis no lançamento.

A grande novidade é a certificação do MU-MIMO, uma tecnologia que permite a conexão de múltiplos dispositivos ao mesmo roteador. O recurso é uma evolução do MIMO, que já estava presente no padrão 802.11ac, com maior efetividade no multitarefa.

Os roteadores sem fio funcionam, de modo geral, transmitindo informações para um dispositivo conectado por vez. O aparelho alterna rapidamente entre os celulares, laptops, tablets, consoles ou quaisquer outros eletrônicos conectados de modo que a transição geralmente é imperceptível. No entanto, quando há muitos dispositivos conectados, a fila começa a ficar maior do que a capacidade do roteador, e começa a haver perda de qualidade da internet. É quando as páginas começam a carregar devagar e os vídeos começam a travar.

O MU-MIMO é uma ferramenta que pode mudar isso, porque permite que o roteador se comunique com vários aparelhos simultaneamente, reduzindo a fila e o tempo de espera. O novo padrão expande o suporte ao canal de 5 GHz, colocando mais dispositivos nos canais extras da frequência, o que deve usar o espectro de forma mais eficiente.

A ideia é que 96% dos aparelhos conectados até 2020 terão suporte às duas frequências do Wi-Fi, o que inclui a rede de 2,4 GHz e a de 5 GHz, que é quase livre de interferências, pode transmitir mais dados por segundo e tem mais dispositivos conectados na mesma rede operando próximos, sem perder qualidade de conexão.

Fonte: Olhar Digital

Rolar para cima