PARCERIAS – UM PONTO A SER ANALISADO PARA INCREMENTO DE NEGOCIOS
Fique atento aos principais sinais que precisam ser levados em consideração para que uma parceria seja um verdadeiro sucesso:
Saiba lidar com as falhas humanas: não permita que a fogueira de egos transforme parcerias ideais em um monte de cinzas. Nem sempre isso acontece, mas quando se manifesta, a vaidade infelizmente mostra-se uma característica humana que costuma atrapalhar os caminhos profissionais a serem percorridos.
Faça acordos e entre em um consenso: é claro que, a depender do nível de envolvimento entre os parceiros, será necessário conciliar diferentes culturas, opiniões e modelos de trabalho, por exemplo. Empresas e marcas devem se reconstruir todos os dias, mas a essência se mantém. Visão e missão podem variar e/ou se ajustar, mas o propósito e os valores são eternos.
Comunicação é um ponto crucial: para que seja realmente estratégica, a parceria deve ter alinhamento de interesses e deve investir em comunicação consistente, antes e durante o processo em que atuarem em conjunto.
O processo de escolha de parceiros estratégicos muito se assemelha ao processo de recrutamento e seleção de colaboradores para uma empresa. Ou seja, buscar parceiros alinhados com seus objetivos, propósito e valores, é tão importante quanto buscar indivíduos que compartilhem destes mesmos posicionamentos com a empresa.
A cumplicidade deve ser latente: no momento que se consolida uma parceria, nasce uma relação de cumplicidade entre as partes. É óbvio que a postura e atitudes de um afeta o outro, aumento a responsabilidade de ambas as partes e a necessidade de uma cumplicidade muito presente.
Tenham um caminho claro a ser seguido: para facilitar o bom entendimento é importante que as partes envolvidas na parceria, tenham claro o que desejam uma da outra e para onde desejam encaminhar, juntas, seus negócios. Ter metas bem definidas e acompanhar indicadores é essencial.
Não se sintam obrigados a concordar sempre: pensar diferente e trocar experiências e posicionamentos sobre as ações a serem tomadas pode ser um grande benefício da parceria. É daí que inovações podem surgir. Ter ética para respeitar o histórico de cada parte envolvida é fundamental, mas não é necessário que tudo sempre seja unanimidade. Bons debates e questionamentos fazem parte do processo de melhoria contínua.
Fonte: http://www.mercadoeconsumo.com.br/2017/10/19